Fake News: fotos supostamente tiradas nas queimadas da Amazônia são de 2017

PUBLICIDADE

As graves queimadas que estão atingindo a Amazônia são um dos assuntos mais falados nas redes sociais no momento. Várias hashtags com o tema estão sendo postadas e diversas imagens viralizaram nos últimos dias. 

É verdade que as queimadas subiram consideravelmente este ano. Dados divulgados pelo Inpe (Intituto Nacional de Pesquisas Especias) apontam um aumento de 84%, em relação ao mesmo período do ano de 2018.

Além dos usuários comuns, diversos famosos brasileiros e internacionais estão postando as fotos com a #PrayForAmazonia, espalhando-as ainda mais. Mas, a maioria não retratam verdadeiramente a Floresta Amazônica atual: algumas são antigas enquanto outras sequer foram tiradas no Brasil. 

Veja as falsas imagens das queimadas que estão circulando pela internet:

Macaco desesperado segurando o filhote

Uma das imagens mais compartilhadas nos últimos dias, a foto de uma macaca segurando o filho supostamente morto nos braços com expressão de dor não foi tirada no Brasil. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Avinash Lodhi, em Jabalpur (Índia), em 2017. O próprio disse ao jornal britânico Telegraph que o macaquinho tinha se machucado após uma queda, mas não estava morto.

A imagem de um coelhinho com os pêlos completamente queimados também não foi capturada no Brasil. O animal foi atingido pelo incêndio Woolsey, que atingiu as proximidades de Malibu, no estado da Califórnia, em 2018.

Áreas florestais em chamas

A imagem de árvores cobertas por uma densa camada de fumaça realmente foi tirada na Floresta Amazônica, mas em outubro 2015. A fotógrafa Marizilda Cruppe registrou a imagem em uma reserva indígena no Maranhão, e cedeu a foto para o Greenpeace.

Talvez, a mais compartilhada nos últimos dias, a foto que mostra o contraste entre o verde e uma parte devastada foi tirada em 2007 para uma reportagem sobre a Amazônia, publicada no jornal britânico The Guardian. Um dos famosos a replicar essa imagem no Instagram foi o ator Jaden Smith, filho de Will Smith. 

A Amazônia, de fato, está passando por sérios problemas, mas  grande parte do que está sendo compartilhado na internet nos últimos dias não representa o momento atual da floresta.