Cumprimento da profecia bíblica? Dia vira noite e deixa população assustada em São Paulo

PUBLICIDADE

Os religiosos costumam pregar sobre o fim dos tempos, profecia que está no livro de Apocalipse, nas sagradas escrituras. Além de ser um tema polêmico, o assunto já foi inspiração de vários filmes famosos, que descrevem o fim do mundo. Uma das profecias bíblicas afirma que um dos sinais seria o dia virar noite.

“O quarto anjo tocou a sua trombeta e um terço do sol foi ferido, bem como a terça parte da lua e das estrelas, de maneira que um terço deles se escureceu completamente. Assim, um terço do dia ficou sem luz e também um terço da noite”, Apocalipse, 8-12. O fato, que aconteceu em São Paulo, provavelmente fez algumas pessoas pensarem no fim do mundo.

O fenômeno que aconteceu na tarde desta última segunda-feira, 19 de agosto, deixou a população paulista assustada: o dia virou noite, literalmente. Apesar de ser algo diferente, a mudança tem uma explicação científica e tem relação com a mudança climática.

O dia virou noite devido à chegada de uma frente fria que se misturou com partículas oriundas de fumaça, que foram produzidas por incêndios na floresta. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o tempo úmido, juntamente com a entrada de ar polar, fizeram com que a temperatura caísse de maneira moderada desde as primeiras horas da madrugada.

A situação atípica deixou a população intrigada, pois é um fenômeno raro. Isso quer dizer que o fenômeno não tem nada a ver com o fim do mundo, ou seja, não foi dessa vez que a profecia bíblica se cumpriu e tudo teve uma explicação lógica.

Segundo informação de Josélia Pegorim, profissional do Climatempo, as queimadas que contribuíram para o escurecimento do dia não são provenientes do estado paulista, mas estariam acontecendo em Rondônia e também na Bolívia. Contudo, para quem tem fé, tudo pode acontecer após esse ‘sinal’.