Aprenda a fazer um bolo de cenoura perfeito com essas 3 dicas

PUBLICIDADE

Bolo de cenoura com calda de chocolate está entre lanches mais amados do Brasil e possui um preparo aparentemente simples. Mas ao tentar preparar este doce em casa boa parte pessoas se decepcionam com o resultado, mesmo seguindo as proporções de ingredientes descritos na receita à risca.

Alguns procedimentos incorretos podem fazer muita diferença no sabor e textura do preparo. Veja algumas dicas para não errar a receita nunca mais.

Quantidade e textura da cenoura

Um dos principais erros cometidos no preparo do bolo de cenoura é colocar a quantidade errada do ingrediente. A maioria das receitas não são claras o suficiente em relação a dosagem, medindo a quantidade cenoura por unidade ou xícaras, que costumar variar bastante de tamanho. O correto é adicionar 270 gramas de cenoura picada para cada 240 gramas de farinha.

Não triturar a cenoura corretamente é outro erro extremamente comum durante o preparo. Junte a cenoura com o óleo, o açúcar e os ovos e bata no liquidificador até que a textura da mistura esteja lisa e homogênea. Se perceber que ainda há pedacinhos de cenoura, bata novamente. Isso impedirá que o bolo fique ’embatumado’, ou seja, pesado e denso.

Não aquecer o forno com antecedência 

A mistura precisa ser colocada em um forno já quente, o que permitirá a ação correta do fermento e o cozimento uniforme da massa. Antes de começar a preparar a receita, coloque o forno para aquecer a 180 graus.

Verifique o tempo necessário de forno e só verifique o bolo após o término do prazo. Ficar abrindo o forno várias vezes durante o cozimento irá fazer o bolo afundar no centro.

Incorporação incorreta dos ingredientes 

Uma mistura homogênea faz toda a diferença na textura e sabor do bolo. Peneire a farinha de trigo para evitar a formação de grumos, o que deixará a massa pesada. Bater a farinha de trigo no liquidificador é outra falha comum, bata apenas os ingredientes molhados e o açúcar no liquidificador e depois despeje a mistura numa tigela, adicione a farinha e o fermento manualmente.

Nessa hora e preciso ter muita leveza nas mãos: adicione aos poucos e misture delicadamente com a ajuda de uma espátula ou fuet. Isso fará com que a massa não perca ar, garantindo um bolo fofinho e saboroso.