Alerta às mamães: menino sofre paralisia cerebral por erro comum na gestação

PUBLICIDADE

Uma mãe resolveu fazer um alerta depois que seu filho sofreu paralisia cerebral por conta de um erro muito comum que acontece durante a gravidez. Pam, que mora em Canberra, na Austrália, contraiu o citomegalovírus, conhecido pela sigla CMV, quando estava esperando seu bebê.

Este vírus faz parte da família da herpes e pode causar problemas muito sérios para os bebês quando a mulher o contrai na gestação e, infelizmente, no caso de Pam, Christopher foi acometido por paralisia cerebral. Além disso, o menino ficou cego e perdeu a audição em um dos ouvidos, por conta disso, ele não consegue andar e também não é capaz de falar.

Este vírus pode ser transmitido para outras pessoas de forma simples, apenas pelo contato de fluídos corporais, como saliva, sêmen, sangue, urina e leite materno. Quando estava esperando Christopher, ela estava trabalhando em um comércio e lá tinha o contato com muitas pessoas, com constantes abraços e apertos de mãos. Pam relata que não se preocupava em lavar as mãos após esse contato.

É muito importante lavar as mãos frequentemente depois de entrar em contato com crianças pequenas ou com suas fraldas e secreções orais, evitando assim esse contágio na gestação. É importante também evitar contato com saliva e lágrimas e também não as beijar nos lábios, os famosos selinhos, apenas beijo na testa.

Como forma de alertar as futuras mamães, Pam passa um recado usando a sua própria experiência: “Eu não quero deixar ninguém em pânico, mas eu quero que as gestantes fiquem mais atentas a sua higiene durante a gravidez, especialmente quando estiverem perto de crianças pequenas”.