Histórico: Bolsonaro quer criar lei que prejudicaria Globo

PUBLICIDADE

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, após um pedido do presidente americano, Donald Trump, pode criar uma lei que prejudicaria o Grupo Globo de comunicação, especialmente no serviço de TV a cabo. Bolsonaro teria pedido a alguns ministérios para se reunirem e fazer mudanças da lei da TV a cabo no Brasil. 

Atualmente, empresas internacionais encontram grande dificuldade para operar no território nacional, o que dá à GloboSat a liderança do mercado. A empresa de canais a cabo da Globo responde por canais como Globo News, Multishow, SporTV, Premiere, Combate, entre tantos outros. 

Caso a lei seja alterada, a Time Warner pode ser comprada pela multinacional AT&T no Brasil, o que seria um desejo do presidente americano, conforme uma matéria publicada pelo site RD1 Audiência nesta terça-feira, 13 de agosto. A Time Warner é uma das maiores concorrentes da GloboSat, sendo responsável por canais como CNN, HBO, Cartoon e TNT. 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, que foi anunciado recentemente como embaixador do Brasil nos Estados Unidos pelo pai (a decisão também depende da aprovação do Senado), falou sobre a situação e mandou indiretas ao Grupo Globo. 

““Há quem diga que essa lei foi criada para reduzir a concorrência e favorecer uma famosa emissora de TV”, alfinetou, sem citar a Globo. “Dentro do governo Bolsonaro existem pessoas que dão como certa uma medida provisória a fim de acabar com essa proibição. Quem for operador vai poder ser produtor de conteúdo, e você vai poder assistir à sua série”, enfatizou. ele.