Tufão arrasador mata 18 pessoas e some com outras 16; vídeos da tragédia são angustiantes

PUBLICIDADE

O tufão Lekima assolou a região do leste da China neste sábado (10). A sua passagem acabou gerando 18 mortos até o momento, e as autoridades locais computam outros 16 desaparecidos. A região, onde fortes chuvas torrenciais são registradas, teve que ser evacuada, fazendo com aproximadamente 1 milhão de pessoas fossem retiradas de suas residências.

Por causa do tufão Lekima, ondas de vários metros de altura foram registradas na costa, já na madrugada deste sábado. O fenômeno climático foi registrado na província de Zhejiang, que fica localizada na região sul de Xangai.

As informações a respeito da evacuação de 1 milhão de pessoas foi dada pela agência Xinhua. Além disso, outros 100 mil tiveram que ser realocadas em abrigos temporários, por conta da devastadora passagem do tufão. Ao atingir a costa da província de Zhejiang, os ventos foram computados com ápices de até 187 km/h.

Além disso, na região metropolitana de Xangai, conhecida como o centro econômico da maior potência do continente asiático, outras 300 mil pessoas tiveram que ser evacuadas. Vale lembrar que a China é o maior país do planeta em termos populacionais, contando com quase 1 bilhão e 400 milhões de habitantes.

A emissora governamental CCTV mostrou imagens de grandes deslizamentos de lama vindos de uma montanha, além de exibir estradas destruídas, árvores caídas sobre o solo, veículos imersos em água e socorristas auxiliando a população local nas evacuações e nos resgates. O tufão já havia afetado Taiwan na sexta-feira (9), deixando nove feridos e milhares de casas sem eletricidade.