Médicos alertam para que mães guardem os dentes dos filhos para salvar sua vida

PUBLICIDADE

Atualmente, ainda existem mães que incentivam os filhos a acreditarem na famosa Fada do Dente para ajudar na remoção de seus dentes de leite, deixando moedas debaixo de seu travesseiro como forma de recompensa. Esse tipo de história realmente tem conseguido alcançar o objetivo, mas o que fazer com os dentes depois?

Entre as escolhas possíveis, há quem diga que a mais adequada a fazer é jogar o osso fora por achar que ele não terá nenhum serventia, o que é um pensamento totalmente equivocado de acordo com descobertas científicas recentes, que estão mudando a forma como utilizamos os dentes das crianças.

Recentemente, alguns médicos tem repassado uma informação extremamente relevante, principalmente para quem tem filhos ou parentes de pouca idade. O dente de leite é rico em células-tronco, que são muito importantes para a renovação e o desenvolvimento das células do corpo humano.

Além disso, essas estruturas também são capazes de ajudar no tratamento de uma grande quantidade de doenças, como Parkinson, diabetes e problemas neurológicos, de acordo com o que sugerem algumas pesquisas. Por isso, os dentes que antes seriam jogados no lixo poderão salvar a vida de uma criança caso ela precise futuramente de um tecido de substituição.

Mas é preciso ter precauções a respeito do cuidado com os dentes que estão sendo guardados. Caso eles não sejam mantidos frescos, as células poderão entrar em degradação e perder sua potência ao longo dos anos, o que tornaria inutilizável no processo de desenvolvimento de tecido.