Nível do mar está subindo antes do esperado e tragédia poderá atingir milhões de pessoas

PUBLICIDADE

Os cientistas imaginavam que a elevação do nível global dos oceanos teria início daqui a 30 anos, mas constataram que isto já começou, segundo revelou um estudo divulgado no ‘Nature Climate Change’. O pesquisador alemão, Sonke Dangendorf, juntamente com sua equipe na Universidade de Siegen, começou a analisar os dados mais antigos sobre o nível do mar e a conclusão é aterrorizante.

É que segundo o estudo, a tendência que estavam observando hoje, data da década de 60 e que atualmente a situação é bem mais preocupante do que se imagina. Estima-se que ao longo do último século, os oceanos tenham subido mais de 20 centímetros, algo que pode parecer pouco, mas é muito e pode causar tragédias no mundo todo, atingindo milhões de pessoas.

O derretimento de geleiras de montanhas e também dos mantos de gelo da Groenlândia, além da Antártica, está contribuindo para aumentar o volume do mar e se continuar neste ritmo, poderá passar de um metro ainda neste século.

O resultado disto logo seria sentido principalmente nas cidades costeiras e também em nações insulares; lembrando que o problema pode ser multiplicado por quatro durante os períodos de ressacas, quando a maré é alta.

Vale ressaltar que desde 1993 que o nível do mar é medido com uma precisão muito grande graças ao uso de satélites sofisticados. No caso de Dangendorf, ele e sua equipe combinaram duas técnicas para analisarem os dados do marégrafos que estão espalhados pelo mundo, desta forma puderam reconstruir chegar à conclusão que o nível do mar vem aumentando desde 1900, sendo que a aceleração começou mais precisamente em 1960.