Luto no esporte: duas lutadoras, campeã mundial e vice morrem afogadas

PUBLICIDADE

O mundo dos esportes se vestiu de luto novamente na terça-feira, após a morte da campeã do Kick Boxing, Fatima Zhagúpova. A jovem, que venceu vários campeonatos internacionais e foi considerada uma das figuras mais proeminentes nas artes da autodefesa, perdeu a vida em 4 de agosto.

A morte da atleta foi anunciada pela Federação Russa de Kickboxing, depois de revelar que a campeã morreu afogada enquanto estava no mar na cidade de Sevastopol, na Crimeia. Juntamente com a campeã, estava a vice-campeã de kickboxing, Elina Guisméyeva, que também perdeu a vida.  

De acordo com os salva-vidas que resgataram os corpos, uma das jovens atletas teria caído do píer e a outra aparentemente saltou para tentar ajudá-la, mas a tempestade foi tão severa que as ondas fortes e as águas turbulentas afogaram as garotas. 

Através de sua página no Instagram, a Federação Russa de Kickboxing compartilhou algumas imagens das atletas falecidas, e aproveitou a oportunidade para dedicar algumas belas palavras nas quais eles elogiaram o talento das atletas, e enviou uma mensagem de condolências aos parentes das meninas. 

Expressamos sinceros pêsames à família e amigos de Elina Guisméyeva (vice-campeã mundial de kickboxing) e Fatima Zhagúpova (campeã mundial de kickboxing)“, disse a agência, na rede social. 

A tragédia ocorreu na noite de 4 de agosto. Duas atletas, após o término do treinamento, decidiram passar o tempo livre no território do iate clube antes de voltar para casa. As meninas foram nadar no mar tempestuoso e nesta segunda-feira seus corpos foram encontrados. A Federação Russa de Kickboxing expressa sua dor e ajuda parentes e amigos das vítimas”, acrescentou na nota.

Vladimir Bespali, vice-diretor do Departamento de Proteção Civil, explicou à imprensa russa que as condições climáticas na região eram bastante complicadas desde domingo, e mesmo assim as atletas não tomaram precauções.

Fatima Zhagúpova e Elina Guisméyeva

Apesar das tempestuosas advertências, as duas jovens se afogaram enquanto nadavam: uma residente de Moscou, nascida em 1986, e uma moradora de Murmansk, nascida em 1992. Uma delas é a atual campeã mundial de kickboxing, a outra é a vice-campeã”. disse Vladimir Bespal.

Fãs amigos e familiares lamentaram a morte das duas atletas nas redes sociais. Uma investigação está em andamento para investigar as causas da morte das lutadoras.