Urgente: Justiça determina que Lula deve sair da cadeia em Curitiba, no Paraná

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 7 de agosto, uma decisão envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou chamando a atenção de todo o país. A juíza Carolina Lebbos autorizou a saída de Lula de Curitiba, no Paraná, e sua transferência para o estado de São Paulo. O novo estabelecimento prisional em que Lula ficará, no entanto, ainda não foi divulgado. 

A decisão foi publicada no início da manhã e logo ganhou destaque na mídia. A apresentadora Sandra Annenberg entrou ao vivo dentro do Mais Você trazendo as primeiras informações sobre a transferência. Na sua determinação, a juíza que autorizou Lula a ficar preso em São Paulo, diz que ele cumprirá o restante da pena em São Paulo, após a apreciação do pedido de sua defesa. 

Na decisão, no entanto, não está previsto quando acontecerá essa transferência. Lula está preso desde abril do ano passado na sede da Polícia Federal. Ele está encarcerado após ser julgado e condenado em processos que são relativos à Operação Lava Jato.

A defesa de Lula ainda tenta libertá-lo da cadeia em algumas ações judiciais, como a que tenta colocar o ex-juiz federal Sérgio Moro como suspeito em julgar Lula, já que supostamente não seria isento. A defesa usa o vazamento de mensagens envolvendo o hoje Ministro da Justiça para basear sua argumentação. Moro nega falta de isenção e lembra outras condenações de Lula, que o fazem ficar preso. 

A Polícia Federal do Paraná alegou que, por conta da prisão de Lula, os órgãos de segurança têm de atuar de forma permanente para evitar confrontos entre “grupos antagônicos” e que toda a região teve a rotina alterada.  A entidade também ainda não sabe quando acontecerá a transferência de Lula para São Paulo.