LUTO: morre mulher negra que marcou a história e conquistou Prêmio Nobel

PUBLICIDADE

Mais uma perda marca o ano de 2019. Nesta segunda-feira (5), Toni Morrison faleceu aos 88 anos e deixou os fãs desolados. Mais conhecida pelo seu feito de primeira mulher negra a conquistar o Prêmio Nobel de Literatura, a escritora estava internada em um hospital no momento da sua morte.

A família de Morrison só se pronunciou nesta terça-feira (6), um dia após o ocorrido. Em nota, disse que a perda foi devido a uma breve doença, não citando qual era.

Toni Morrison começou sua carreira de escritora de romance em 1970, com o lançamento do livro O olho mais azul. Fez muito sucesso e foi indicada a prêmios literários, como o National Book Award, com o seu livro Sula (1973), e também o prêmio Pulitzer, que foi vencedora com seu livro Amada, escrito em 1987.

Amada fez tanto sucesso na época, que teve um filme lançado baseado na história da escritora. Contando a vida de uma ex-escrava, o filme foi lançado em 1939 e contou como atora a atual apresentadora Oprah Winfrey, muito conhecida nos Estados Unidos e no mundo.

A morte de Morrison abalou a todos. Entre eles, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que emitiu um comentário sobre a infeliz perda: “Toni Morrison era um tesouro nacional, boa como contadora de história e cativante pessoalmente do mesmo jeito que em suas páginas”.

A Companhia das Letras, um blog brasileiro, também emitiu suas condolências à escritora, e relembrou uma parte de seu discurso no momento que recebeu o Prêmio Nobel: “Nós morremos. Esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas”