Asteroide ‘potencialmente perigoso’ passará de ‘raspão’ na terra e data está próxima

PUBLICIDADE

Asteroides sempre chamam a atenção de muitas pessoas. Alguns ficam assustados com o seu possível poder destruidor. Todos os dias corpos celestes atingem nosso planeta, mas ao longo da história da humanidade, grandes asteroides já caíram na terra. O maior deles é conhecido por ter sido o responsável pela extinção dos dinossauros. 

Agora milhões de anos depois, um outro corpo celeste está perto da terra. O asteroide 2006 QQ23 passará próximo à Terra e ele já tem até data para fazer isso, como mostra uma matéria publicada pelo portal de notícias R7 em matéria nesta segunda-feira, 5 de agosto. 

Para piorar a situação, ele passará “raspando” na terra. O corpo celeste passará próximo ao nosso planeta já no próximo sábado, 10 de agosto. Segundo o R7, o grande asteróide está a aproximadamente 7,4 milhões de km de distância, o que é considerado um Near-Earth Object (Objeto Próximo da Terra).  Essa referência é feita, é claro, em termos de universo. 

Apesar do grande bloco de concreto estar muito próximo de todos nós, ele não oferece qualquer tipo de risco. Isso porque a Nasa, a Agência especial dos Estados Unidos, garante que pelos cálculos dos seus cientistas, o asteroide não vai colidir com a terra. 

Caso ele colidisse, no entanto, o perigo seria grande. Isso porque o diâmetro do bloco que está vindo em direção a terra é de 570 metros, algo como dez campos de futebol. Segundo a Agência dos Estados Unidos há aproximadamente 900 objetos próximos à Terra, mas as chances de um deles trombar com o planeta, são poucas. Caso exista uma aproximação, existem recursos até para destruir esses asteróides, antes deles baterem na atmosfera terrestre.