Luto no esporte: morre personagem mais vitorioso da história do Vasco

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (05), o Clube de Regatas Vasco da Gama perdeu um dos personagens mais importantes de sua história. O ex-presidente da equipe, Antônio Soares Calçada, de 96 anos, estava internado desde o início de julho em um hospital na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e veio a falecer por complicações oriundas de uma infecção abdominal.

Calçada é reconhecido por ser o presidente mais vitorioso da história do Vasco, tendo em vista sua gestão no período entre 1983 e 2000, época em que foi conquistada boa parte dos títulos mais importantes da equipe carioca. Liderando o time em conquistas como: Libertadores, Copa Mercosul, três Campeonatos Brasileiros e seis cariocas.

Após o fim de seu mandato, Calçada não se desvinculou totalmente do clube, passando a ocupar o cargo de presidente de honra. Sua última participação política no Vasco foi na eleição de 2017, quando aliou-se à chapa derrotada de Júlio Brant, candidatando-se à vice-presidência geral.

Diante do falecimento de Antônio, o clube se manifestou em seu site oficial homenageando a trajetória vitoriosa do ex-presidente. Além disso, o craque Edmundo, que foi protagonista em parte dos títulos conquistados durante o mandato de Calçada, também fez um pronunciamento em seu perfil do Instagram.

O animal, como é carinhosamente chamado pela torcida vascaína, postou uma foto ao lado do falecido e enalteceu sua dedicação ao clube. Edmundo destacou que Calçada dedicou sua vida ao Vasco e disse: “Sr calçada! Uma vida dedicada ao Vasco! Descance em PAZ”.