Terremoto próximo à Costa do Nordeste e alerta de suposto tsunami gera pânico; veja

PUBLICIDADE

Um terremoto de magnitude 5,8 na escala Richter atingiu o Oceano Atlântico na noite deste domingo, 4 de agosto. A informação foi confirmada pelas autoridades. No entanto, na manhã desta segunda-feira, 5, outras notícias unidas dessa verdadeira acabaram causando confusão e pânico nas redes sociais. 

Uma delas dizia que o governo brasileiro teria emitido um alerta de tsunami para áreas costeiras ao estado de Pernambuco. As autoridades, no entanto, negaram as informações. Ainda assim, nas redes sociais, muitas pessoas ficaram aflitas segundo a situação. 

Uma entidade americana diz que os brasileiros não precisam se preocupar. Isso porque o hipocentro do tremor foi registrado a 10 km de profundidade, a cerca de 1100 quilômetros de distância de Natal, no Rio Grande do Norte, e 730 km de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Na internet, algumas pessoas preocupadas chegaram a dizer que achavam que não iam trabalhar hoje, após o suposto alerta de tsunami:

Houve também, é claro, quem fizesse piada com uma suposta tragédia. Para isso, não faltou criatividade para os internautas que acompanhavam a situação em redes sociais, como no Twitter. Veja abaixo um dos memes relacionados ao assunto que deu o que falar:

Em termos de tsunami e possíveis catástrofes, a região do epicentro é longe o suficiente da Costa para que aja qualquer alerta. As estimativas de alerta são feitas através de cálculos que levam em conta a distância de uma região do epicentro de um terremoto correlacionada com a sua potência na escala Richter.