Pesquisa mostra que pais estão ‘abandonando’ os filhos para ficarem no celular

PUBLICIDADE

Até bem pouco tempo atrás era comum ver os pais puxando a orelha dos filhos para que eles deixassem o celular de lado e terminassem os deveres da escola, tomassem banho, entre outras tarefas. Hoje este cenário vem mudando rapidamente.

É que tem filho reclamando que os pais ficam tanto tempo no celular que acabam ficando abandonados. Uma mãe admitiu que ela tem ficado muito tempo no smartphone, assistindo a séries e também jogando, inclusive já recebeu bronca do filho de 8 anos de idade.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ONG Common Sense Media, vem aumentando o número de pais usando o celular por longos períodos e deixando os filhos em segundo plano. A pesquisa mostrou que em 2016, cerca de 28% dos filhos nos Estados Unidos estavam insatisfeitos com esta situação e hoje este número subiu para 39%.

Mas esta situação não é um problema dos Estados Unidos, pois aqui no Brasil a situação vem se repetindo em muitos lares. Uma adolescente contou que a mãe ficava o tempo todo no celular durante o jantar e não dava atenção para mais ninguém. Nos consultórios psicológicos, esta tem sido uma queixa constante e mostra que é preciso fazer algo urgente.

Hoje em dia, os filhos estão precisando ter uma conversa franca com os pais, ou seja, as crianças e adolescentes estão alertando os adultos que o uso excessivo do celular está prejudicando o relacionamento familiar.

Histórias como esta se repetem por todo o Brasil, por isso é importante que a família se reúna e estabeleça horários e até mesmo regras, por exemplo, nada de celular durante as refeições ou nos passeios.

Cada família precisa dialogar, falar abertamente sobre o problema e buscarem soluções que façam com que a tecnologia seja uma aliada e não uma vilã dentro das casas.