Homem morre enquanto comia pão com café, e o alerta é para todos

PUBLICIDADE

Uma tragédia aconteceu na tarde desta sexta-feira (2), no estado do Ceará. Um homem acabou morrendo ao se engasgar enquanto fazia uma refeição, comendo um tradicional pão com café, no interior de sua própria residência. O fato aconteceu no bairro Independência, no Crato, na região do Cariri cearense.

A vítima é José Ricardo Gonçalves, que tinha 49 anos. Ele recebeu os primeiros socorros da própria sobrinha, que é socorrista. De acordo com Beatriz Gonçalves, o tio estava na sala enquanto comia pão e bebia café, quando, por volta das duas e meia da tarde, começou a tossir.

Diante da situação, a socorrista começou a fazer alguns procedimentos de desengasgo, mas logo percebeu que José Ricardo Gonçalves estava começando a ficar sem fôlego, por conta da obstrução da entrada e saída de ar, que estava ‘fechada’ por conta do alimento preso.

Por conta disso, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi requisitada para se deslocar até a residência do homem e levá-lo para um hospital, para que ele pudesse ser atendido. Na unidade de socorro, os médicos fizeram procedimentos na tentativa de reanimá-lo, mas todo o esforço não deteve a morte de José Ricardo Gonçalves no local.

Recomendação médica

De acordo com o médico intervencionista Michael Santana, em situações semelhantes a que vitimou o cearense de 49 anos, é primordial que seja estabelecida a calma, além de uma imediata ligação para o serviço de Samu, para só então fazer alguma das manobras de desengasgo do paciente. Além disso, alimentar-se com calma e atenção, mastigando bem os alimentos, é importante para evitar tragédias como essa.