Messi é punido e multado por fazer acusações de fraude na Copa América

PUBLICIDADE

As declarações polêmicas de Lionel Messi, após ficar descontente com o título conquistado pela seleção brasileira na Copa América, rendeu duas punições ao craque argentino. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta sexta-feira (02/08) as punições que o meia irá receber por seus posicionamentos.

A entidade decidiu que Messi será multado e US$ 50 mil (aproximadamente R$ 194 mil), além de ficar impossibilitado de jogar pela seleção de seu país por três meses. Durante a suspensão do atleta a seleção da Argentina entrará em campo em três ocasiões. Messi estará livre para enfrentar a seleção brasileira em novembro, caso o amistoso previsto para acontecer na Arábia Saudita seja confirmado.

Além da suspensão pelas acusações de fraude, Messi também pegou gancho por ter sido expulso Copa América. Com a punição, Messi ficará fora da primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas em 2020, que renderá vagas para disputar a Copa do Mundo em 2022.

Entenda o caso

O argentino, que costuma ser muito contido, surpreendeu ao fazer graves acusações em duas ocasiões da Copa América. A primeira aconteceu logo após a derrota no clássico contra o Brasil.

Na ocasião, os argentinos reclamaram de dois supostos pênaltis que o árbitro Roddy Zambrano não marcou. Messi ficou irritado com a não-utilização do VAR, e acusou a Conmebol de estar favorecendo a seleção brasileira.

A segunda acusação de corrupção veio após a vitória por 2×1 contra seleção chilena, que rendeu aos argentinos a terceira colocação na disputa continental. Expulso após confusão com o jogador chileno Gary Medel, Messi se recusou a participar da cerimônia para a entrega da medalha de bronze, alegando não querer fazer parte de um esquema corrupto: “Não fui à premiação porque nós não temos de ser parte desta corrupção. Nos faltaram com respeito durante toda a Copa. Não nos deixaram chegar à final”, disse o astro do Barcelona.