Whatsapp irá notificar usuários que enviarem a mesma mensagem várias vezes

PUBLICIDADE

Em um esforço para diminuir a divulgação de notícias falsas através do aplicativo, o WhatsApp lançou nesta terça-feira, (02/08) um recurso que mostrará quando uma mensagem foi encaminhada diversas vezes. Anteriormente, o aplicativo já tinha marcado mensagens compartilhadas várias vezes como encaminhada.

Com a atualização, uma mensagem enviada mais de cinco vezes irá exibir a etiqueta ‘Frequently Forwarded’ com um ícone de seta dupla. Além disso, o usuário que compartilhar o mesmo conteúdo várias vezes será notificado com o texto “Essa mensagem vai ser marcada como encaminhada muitas vezes”. 

A nova funcionalidade, que estava disponível apenas na versão beta 2.19.80, já está sendo ativada gradualmente nos dispositivos Android e IOS atualizados em todo o mundo. A funcionalidade será válida para textos, vídeos, fotos e áudios. Porém, o WhatsApp revelou se o número total de vezes que uma mensagem foi compartilhada será exibido, explicando apenas que a criptografada é realizada independente da quantidade de envios.

A medida foi tomada após boatos causarem uma onda de linchamentos na Índia, país com o maior número de usuários de WhatsApp. A tragédia fez com que o governo indiano exigesse que o aplicativo criasse medidas que cessassem a disseminação de notícias falsas.

O Brasil, um dos países com mais usuários do mensageiro, terá a nova função funcionando em todos os aparelhos em breve. Polêmicas envolvendo supostas disseminações de notícias falsas em massa durante as eleições presidenciais em 2018 deixaram a empresa  em alerta.