Só para gênios! Você consegue resolver? 95% das pessoas erram

Embora muitos considerem um exercício matemático simples, os internautas abriram um grande debate.

PUBLICIDADE

Um problema matemático, aparentemente fácil de resolver, deixou várias dúvidas em milhares de usuários do Facebook e Twitter, onde rapidamente se tornou viral após ser divulgado. A imagem, que foi compartilhada por um internauta, dividiu opiniões em todo o mundo.

Não é nenhum mistério que a matemática sempre foi uma dor de cabeça para milhares de pessoas em todo o mundo. E, agora, um problema aparentemente simples causou grandes dúvidas em vários usuários das redes sociais.

O exercício publicado no Twitter e divulgado no Facebook apresenta o seguinte problema: 8/2 (2 + 2)=?. Alguns usuários dizem que a resposta é 1 e outros insistem que é 16. Qual das duas respostas está correta?

Eu resolvo os parênteses, a multiplicação, depois a divisão, então acho que é 1 (sic)“, disse o mesmo usuário que compartilhou o problema.

Vários internautas apoiaram a versão dada pelo internauta que compartilhou o problema, no entanto, muitos não concordaram com a solução dada pelo internauta.

Qual é a resposta?

Do ponto de vista da matemática, o problema não apresenta dificuldades reais e é mais simples do que é difícil de acreditar. Seguindo PEMDAS e BODMAS, primeiro deve adicionar os colchetes, então o problema será resolvido em duas operações simples: 8 ÷ 2 (2 + 2) = 8 ÷ 2 * 4

Com este resultado, a multiplicação se torna muito simples, veja: 8 ÷ 2 * 4 = 4 * 4 = 16

O resultado final deixou os usuários das redes sociais surpresos e satisfeitos, que disseram que a resposta era 16, enquanto outros usuários que disseram que era 1 já sabiam a resposta correta.