Governo bate o martelo e você pode pegar mais dinheiro pagando menos

PUBLICIDADE

Um fato histórico aconteceu nessa quarta-feira (31 de julho). O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, após 10 seções em que não houve consenso, cortar a taxa Selic em aproximadamente 50 pontos base, para 6,00%. Essa é a menor taxa mínima de juros da história e beneficiará demasiadamente os brasileiros quando o assunto é dinheiro e lucro.

Corte da taxa já era esperado

Esse já era um corte esperado para acontecer, mas mesmo assim assustou os especialistas, visto que o esperado para o corte seria de no máximo 25 pontos-base. Desde março de 2018 esse corte vem sendo discutido pelo Banco Central. Por 10 seções as taxas foram mantidas, mas para a surpresa de todos, essa última seção deu carta branca e os juros serão reduzidos de forma nunca vista antes.

Vários fatores foram levados em consideração para que essa decisão fosse tomada, dentre eles a aprovação da reforma da Previdência, a fraqueza econômica do país e a inflação abaixo da meta.

De acordo com especialistas, é possível que essa taxa seja ainda menor antes do término de 2019. O Banco Central aponta que o cenário econômico exterior é benéfico e essa redução na taxa de juros ajudará a melhorar a economia interna do país.

As taxas para empréstimo diminuíram

Alguns bancos públicos decidiram reduzir os juros para empréstimos. O Banco do Brasil, por exemplo decidiu reduzir os juros depois que o BC decidiu reduzir a taxa Selic. Essa decisão impactará em diversos serviços do banco como empréstimo, financiamento e quitação de dívidas. Os índices apontam que esse é o melhor momento para a aquisição de imóveis por meio de financiamento e de empréstimos também.