Saiba o que acontece com seu corpo quando você segura o ‘número 2’ por muito tempo

PUBLICIDADE

Algumas pessoas alegam que são tantos os compromissos que elas não têm nem mesmo tempo de ir ao banheiro, mesmo quando é para fazer o número dois. Tem aqueles que acabam adiando a ida ao banheiro, segurando a vontade até por algumas horas, só que isto é extremamente prejudicial para o organismo.

Quando as fezes chegam ao reto, o corpo logo recebe o aviso de que é preciso ir ao banheiro. Quando este alerta é dado, o melhor a ser feito é parar tudo que está fazendo e deixar que seu corpo funcione, como deve ser, pois quando mais você adiar a ida ao banheiro, pior será.

Duas horas segurando: nas primeiras horas a pessoa sente uma pressão abdominal, como se fossem cólicas, é o aviso de que as fezes precisam sair. Quem fica segurando por mais tempo, acaba tendo a sensação de que a barriga está inchada.

Seis horas segurando: depois de todo esse tempo, o organismo sente ainda mais vontade de evacuar, mas pode ser que a ‘necessidade’ acabe passando, o que é um péssimo sinal, isto indica que a pessoa está ‘ficando constipado’.

Doze horas segurando: a esta altura, pode ser que as fezes acabem saindo, mesmo que a pessoa tente segurar. Em alguns casos pode haver até sangramento. Quanto mais tempo demorar para ir ao banheiro, mais as fezes ficarão duras e isto complicará sua saída.

Quem tem o costume de sempre segurar as fezes por muito tempo, vai prejudicando o organismo e a longo prazo poderá ter sérios problemas. A dica é ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, beber muita água o dia todo, mesmo em época de frio e quando der aquela dor de barriga, vá ao banheiro assim que puder.