in

Neto ensina sua pobre avó a ler e escrever, e a senhora escreve um livro; emocionante

Fatos Desconhecidos / Montagem: Rafael Lessa
Publicidade

Não se pode negar que o amor de um neto pela vó é algo muito grande e intrínseco. A frase de cunho popular muito falada, elucida um pouco isso: “vó é mãe duas vezes”.

Em uma matéria publicada pelo site Fatos Desconhecidos, uma história de avó e neto comoveu a todos. A senhora, já com 70 anos, a Maria das Mercês, carinhosamente apelidada pelos conhecidos como dona Maria, aprendeu a ler e escrever com seu neto.

Dona Maria teria criado seu neto, Felipe, desde pequeno. Atualmente, residem na cidade onde o menino cresceu, Curitiba, localizada no estado do Paraná. Pelo fato da criação de Felipe ser feita e assistida pela avó, ela é chamada por ele de ‘mãe’.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Felipe chegava da escola com as tarefas de casa para serem realizadas. Ao pedir ajuda a avó, não era atendido, visto que ela não sabia ler nem escrever. O fato chateava muito a dona Maria, que a partir daí, começou a ver a necessidade de ser alfabetizada.

Quando pequena, Maria não frequentou a escola. Seu pai acreditava que as mulheres teriam que ser responsáveis apenas por deveres domésticos, deixando as tarefas intelectuais voltadas aos homens. Felipe começou então, ainda criança, a alfabetizar sua vó. 

Após muita dedicação e uma longa caminhada, a pobre senhora ficou muito contente quando começou a ver o seu desenvolvimento na leitura e na escrita. Ela escreveu um livro de memórias: ‘O Saber de Maria’. Ler e escrever se tornou um hábito na sua vida, e hoje, ela está sempre lendo um livro e procurando colocar no papel suas histórias.

Seu livro chamou a atenção de uma editora, que ficou sabendo da comovente história de dona Maria e seu neto Felipe, e pretendem publicar o livro que consta com 111 páginas.

A avó não para por aí, tem mais metas em mente: “Tirar minha carta, aprender a dirigir e eu quero ainda subir na faculdade”. O neto apoia, e inspira: “Eu quero dar muito mais iniciativa pra ela ser professora do jeito que sempre quis”.

Publicidade
Publicidade
RAFAEL F

Escrito por RAFAEL F

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.