Portugal está oferecendo incentivos para brasileiros se mudarem para o país

PUBLICIDADE

Os jovens trabalhadores e estudantes brasileiros que tem o sonho de morar em Portugal tem uma notícia excelente. O governo de Portugal tem uma proposta interessante sobre o assunto. O projeto conhecido como A Geringonça, pretende dar acesso a direitos sociais no país, trabalho e vistos de residências para pessoas que falem fluentemente o português.

O projeto foi apresentado formalmente em Brasília, na sede do Ministério das Relações Exteriores e os membros e observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP acolheram a iniciativa. Segundo os representantes de ambos os países, Brasil e Portugal, a previsão é que o acordo possa se concretizar no máximo em dois anos.

O objetivo do governo de Portugal é aquecer a encomia com mão-de-obra qualificada. O PIB português continua sentindo os efeitos da crise econômica que aconteceu no mundo no ano de 2008. O salário mínimo do país é um dos mais inferiores da UE, sendo um pouco mais do que R$1.900,00, ou seja, €530.

Desta maneira, muitos jovens do pais que são ativos economicamente têm abandonado Portugal, buscando outros países da União Europeia que tenham salários melhores. Além desse fator, o governo precisa lidar com o envelhecimento da população. Com isso, na próxima década vai faltar mão de obra no país.

O atual presidente lusitano, Marcelo Ribeiro de Sousa, fez uma declaração sobre o assunto. De acordo com ele, a lei de acesso aos países que falam português fluente vai tornar possível um número maior de estrangeiros concorrerem a vagas de trabalho.

Além dos benefícios citados, o presidente falou que o trabalhador do Brasil que fizer a opção de morar e trabalhar no país vai poder agregar os anos de trabalho no Brasil a sua aposentadoria. Desta maneira, vai ser amparado pela legislação, que vai incluir direitos previdenciários e sociais.