Você sabia que a chupeta pode salvar a vida do seu bebê? Entenda o motivo

PUBLICIDADE

Um filho é sempre considerado uma grande benção na família. Apesar da alegria, os pequenos também causam grande preocupação. Afinal, os pais sabem o quanto é importante estar alerta o tempo todo, qualquer descuido pode resultar e sérios problemas.

O fato é que eles precisam de cuidados desde quando nascem. Alguns recém-nascidos choram muito, a cólica é um dos principais fatores de desconforto nos primeiros meses. Na tentativa de acalmar a criança muitos pais optam por usa a chupeta, também conhecida como bico em algumas localidades de país.

Já outros não fazem questão, pois acreditam que pode trazer problemas a dentição da criança. O uso do acessório divide a opinião dos profissionais até hoje. No entanto, ao que tudo indica, ela pode ter benefícios e até mesmo alvar a vida do bebê.

Na atualidade o hábito de usa a chupeta é extremamente criticado, tanto por alguns pais, quanto por especialistas. Os defensores do acessório alegam que quando ele é feito obedecendo as regras e usado em situações especificas, pode trazer benefícios para a criança e reduzir riscos de problemas bucais.

Ela pode ser indicada por exemplo, em casos de bebês que tem hábito de chupar os dedos. Pequenos que chupam os dedinhos podem sofrer alterações ortodônticas como mordida cruzada, deglutição, mordida aberta e até mesmo alteração na posição da língua durante a fala. O uso do bico pode provocar esses problemas, porém ser for usada da maneira certa os danos são bem menores.

Um outro benefício é no caos em que o bebê tem problemas na amamentação, seja por rejeição ou até mesmo falta de leite. Neste caso, a chupeta é indicada para poder complementar a necessidade que o pequeno tem de fazer movimentos de sucção.

Pesquisas recentes afirmam que o bico pode salvar a vida da criança, pois reduz a morte súbita de pequenos com até um ano. De acordo com especialistas, neste tipo de situação o uso da chupeta deve ser introduzido após o primeiro mês de amamentação, pois desta maneira não vai interferir no aleitamento.

O uso do bico pode ser indicado como responsável pela diminuição da more súbita nos pequenos. Isso ocorre devido a alça da chupeta evitar que o bebê se sufoque.