Rebelião em Altamira: são mais de 50 mortos, sendo que 16 foram decapitados no presídio

PUBLICIDADE

Por causa de uma briga entre facções no CRRALT – Centro de Recuperação Regional de Altamira, no sudoeste do estado do Pará, mais de 50 pessoas já morreram e muitos estão feridos, sendo que pelo menos 16 foram decapitados. A confusão começou por volta das 7 horas da manhã desta segunda-feira (29) e a polícia informou que muitos morreram por asfixia.

De acordo com a Susipe – Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará, ao menos dois agentes prisionais ficaram nas mãos dos criminosos, mas já foram liberados.

Para a Susipe, o que deu início ao motim teria sido uma briga entre as facções Comando Classe A e a Comando Vermelho, que são grandes rivais. Alguns detentos do Bloco A teriam invadido o anexo onde se encontram membros do outro grupo.

Assim que a rebelião começou, o anexo foi trancado e em seguida alguns presos atearam fogo no local usando colchões, panos e tudo mais que encontravam pela frente. A fumaça logo tomou conta do anexo e muitos presos morreram asfixiados. o Grupo Tático Operacional da Polícia Militar logo foi acionado e esteve no local, assim como a Polícia Civil, o Juizado de Altamira e também a Promotoria, todos envolvidos nas negociações buscando uma forma de liberarem os reféns e terminarem com a violência o quanto antes.

Em setembro do ano passado, neste mesmo local, uma rebelião deixou sete mortos e muitos feridos, quando um grupo com vários detentos conseguiu fugir da unidade, mas acabou sendo capturado pelos policiais. Os agentes prisionais que estavam de plantão flagraram toda movimentação através das câmeras de segurança e a PM foi acionada imediatamente, impedindo a fuga.