Estudo afirma que lamber chupeta do bebê em vez de lavar protege contra doença, saiba qual

PUBLICIDADE

O bico, também conhecido como chupeta, ainda divide a opinião de pais e especialistas. O seu uso é condenado por muitos profissionais, principalmente os dentistas, mas por incrível que pareça a chupeta pode sim ter benefícios para a saúde da criança.

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, um hábito um tanto estranho pode ser bom para os bebês que usam o acessório. A ideia provavelmente não vai agradar muita gente, pois soa um pouco nojento.

Especialistas afirmam que ao invés de lavar a chupeta para limpar, os pais podem lamber o acessório. Segundo o estudo feito pelos profissionais, o hábito aumenta a resistência imunológica da criança, ajudando ainda a combater certas doenças respiratórias, como a asma e alergias.

Os pesquisadores chegaram a conclusão após perguntar a 128 mães diferentes como elas faziam a higienização da chupeta do filho. No entanto, o estudo não sugere que os pais chupem o bico dos filhos, mas mostra que os bebês precisam receber bactérias orais que são importantes para a saúde e isso ocorre quando se limpa a chupeta desta forma.

“Embora não se possa dizer que exista uma relação de causa e efeito, podemos afirmar que os micróbios a que uma criança está exposta no início da vida afetarão o desenvolvimento de seu sistema imunológico ”, afirma a pesquisadora Eliane Abou-Jaoude.

O fato é que o resultado da pesquisa é compatível com um estudo realizado na Suécia. Segundo apontou o estudo sueco, filhos dos pais que lambem o bico tem um risco menor de desenvolver alergias.

E você caro leitor, o que achou do resultado desta pesquisa? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos.