Vídeo de ‘elefante fumante’ intriga pessoas do mundo todo; imagens impressionam, confira

PUBLICIDADE

O que você faria ao se deparar com um elefante fumante? Uma pessoa ficou diante do animal que estava dando umas baforadas, então gravou um vídeo, compartilhou nas redes sociais e as imagens viralizaram rapidamente.

Quem fez o vídeo foi a ONG Wildlife Conservation Society e o caso aconteceu na Índia. A explicação para o caso não foi tão complicada assim, pois os pesquisadores logo descobriram que o elefante estava consumindo cinzas de carvão e depois baforava a fumaça, se comportando como se realmente fosse um fumante. Mas por que o animal fez isso?

Pesquisadores de vários países ficaram intrigados com tal atitude e logo começaram a surgir especulações de que o elefante estava encarando isso como se fosse uma simples brincadeira e achava divertido.

Observe no vídeo abaixo que o elefante está tranquilo e usa a tromba para pegar a cinza no chão, colocando em seguida na boca e dando as baforadas, criando uma grande nuvem de fumaça. Alguns pesquisadores acreditam que o animal não está fazendo isso por diversão e nem por vício, mas porque está consumindo o carvão com fins medicinais, já que o material tem propriedades contra várias toxinas. E ainda tem o fato de que a madeira queimada funciona para ele como se fosse laxante.

Mesmo se for confirmado que o elefante faz isso para cuidar da saúde, é um caso raro, pois os pesquisadores nunca se depararam com um caso assim. Mas há quem afirme que um macaco na ilha do arquipélago de Zanzibar costumava ingerir carvão como forma de combater toxinas geradas pelos alimentos na região, como a manga, por exemplo.