Luto: morre a atriz Ruth de Souza aos 98 anos; familiares já escolheram o local do velório

PUBLICIDADE

Morreu neste domingo (28), aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza. E se depender dos familiares, o velório deverá ser realizado no Theatro Municipal, localizado no centro do Rio de Janeiro.

Para os familiares a ‘matriarca’ merece receber todas as homenagens de despedida neste local porque no dia 8 de maio de 1945, foi a primeira negra a atuar, marcando a história da cultura brasileira.

Ela merece essa homenagem da família, e os fãs também merecem dar esse adeus para ela, porque a gente sabe que tem muita gente que gosta dela“, disse Midori de Souza, sobrinha-neta da atriz. Mas os familiares estão verificando ainda alguns problemas, como alguns documentos que estão faltando e a confirmação da direção do teatro.

Ruth chegou a ser internada dias atrás no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, zona sul do Rio de Janeiro, para tratar uma pneumonia, mas acabou não resistindo, porém, até o presente momento não foi informada a causa da morte.

No dia 8 de maio de 1945, a atriz se tornou pioneira ao fazer uma apresentação no Municipal, atuando com a companhia Teatro Experimental Negro, que foi uma iniciativa de Abdias Nascimento com Agnaldo Camargo.

A sobrinha-neta de Ruth de Souza fez questão de ressaltar o quanto a atriz era carinhosa com ela e que quando decidiu ser atriz, recebeu dela todo o apoio que precisava para dar seus primeiros passos na carreira. Midori contou ainda que a tia era uma mulher guerreira, que se tornou uma referência para toda família, pois tinha muita garra e era uma ótima conselheira.