Luto na Globo: morre uma das maiores atrizes de todos os tempos; relembre trabalhos

PUBLICIDADE

O luto é um sentimento complicado de se lidar. Não faltam notícias que acabam deixando todos nós tristes diariamente. Neste domingo, 28 de julho, o Brasil perdeu um dos nomes mais conhecidos da dramaturgia brasileira. Faleceu no estado do Rio de Janeiro, aos 98 anos, a atriz Ruth de Souza, considerada uma das maiores atrizes negras do país. Ela faleceu após ter problemas sérios no pulmão. 

Ruth desde o início marcou história na sua carreira. Nascida na década de 20 do século passado, a atriz foi a primeira mulher negra a se apresentar no teatro municipal.Graças à ela, outros atores negros acabaram tendo destaque na mídia. Além disso, ela teve diversos personagens que não estavam ligados à cor da sua pela, como uma juíza na novela Mandala, da TV Globo. 

O sucesso de Ruth era tão grande que a escola de samba Acadêmicos da Santa Cruz, da série A do Carnaval carioca, chegou a fazer uma grande homenagem para a famosa nesse ano. Após a confirmação da morte, o programa Arquivo N, da Globo News, exibiu um especial sobre Souza e o seus trabalhos. 

Relembre os trabalhos de Ruth de Souza na televisão

O público, no entanto, ficou conhecendo Ruth mais pelo seus trabalhos na televisão. Isso porque a a triz foi uma das pioneiras, tendo trabalhado em diversas emissoras.

A atriz Passou pela TV Tupi, pela Record, TV Excelsior e, em 1968, Ruth de Souza foi contratada pela Globo para atuar na novela “Passo dos ventos”, onde interpretou a mãe de santo Tuiá, uma mulher sábia cujos antepassados eram escravos, no Haiti. Entre tantas novelas, destacam-se Sinhá Moça, Mandala, Rainha da Sucata e O Clone.