in

Vale paralisa obras e retira funcionários de mina por risco de nova tragédia

Reprodução: Uai
Publicidade

Na tarde deste último sábado (27), a Vale precisou tomar medidas urgentes para evitar que uma nova tragédia pudesse acontecer em Minas Gerais. A companhia paralisou as obras de alteamento da barragem Itabiruçu, localizada em Itabira, próximo a Belo Horizonte.

Segundo a empresa, foi identificada uma alteração decorrente de assentamentos do terreno e diante disto, o projetista responsável pelo empreendimento achou que era melhor tomar medidas de segurança preventiva, ao invés de colocar todos os funcionários que estavam no local em risco.

Hoje, dia 28, pela manhã, a Vale informou que não é raro que estas alterações aconteçam durante o tipo de obra que vinha sendo executada. Também foi informado que esta barragem em Itabira foi construída pelo método considerado mais seguro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

No caso de Brumadinho e Mariana, as barragens que se romperam foram construídas pelo método de ‘alteamento a montante’, que é quando o dique inicial vai sendo ampliado para cima à medida que a barragem fica cheia.

O tenente-coronel Flávio Godinho, que é o coordenador da Defesa Civil do estado de Minas Gerais, disse que o órgão só foi informado do ocorrido por volta das 22 horas de ontem, mas que ainda não há nenhuma modificação em relação ao nível de segurança da barragem. A Defesa Civil não realizará nenhuma ação no local, pelo menos até segunda ordem.

Para a população que pode ser afetada, o domingo será de preocupação e grande expectativa, pois sabem que a qualquer momento a situação pode mudar drasticamente.

Publicidade
Publicidade
Russel

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br