7 benefícios incríveis do jiló para a saúde; como tirar o sabor amargo

Tem muitas pessoas que não gostam do sabor amargo do jiló, mas os seus benefícios para saúde são excelentes.

PUBLICIDADE

Querido por alguns, odiados por outros, o jiló certamente não agrada a todos os paladares. Provavelmente você não saiba, mas o jiló diferente do que muita gente imagina não é um legume, ele é uma fruta. Com o sabor amargo e marcante, a fruta tem ótimos benefícios para a saúde.

Um outro fato que muitos desconhecem é que ele é parente do tomate, da berinjela e do pimentão. Rico em minerais como ferro, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, também é fonte de vitamina A, B e C. além de tantos nutrientes, o jiló proporciona vários benefícios para a saúde. Veja abaixo os principais benefícios desta fruta para o organismo.

Previne doenças

Benefício pouco conhecido, ele ajuda a prevenir câncer colorretal, sendo excelente para o intestino, auxiliando a combater a prisão de ventre. Isso porque é muito rico em fibras, o que melhora o transito intestinal.

Ajuda a emagrecer

A maioria das pessoas deseja ter um corpo esbelto e saudável. Alguns alimentos podem ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento, entre eles está o jiló. Ele tem pouquíssimas calorias, ou seja, é liberado para quem deseja emagrecer.

Benefícios ao coração

Como é rico em vitamina B1, que também recebe o nome de tiamina, a fruta ajuda no bom funcionamento de um dos principais órgãos do corpo, o coração. Além disso, o potássio ajuda a regular a pressão arterial.

Controle do diabetes

O jiló contém uma fibra em sua composição que auxilia na absorção da glicose no organismo. Essa propriedade ajuda a evitar picos e quedas que podem ocorrer repentinamente nos níveis de açúcar do sangue. Algo muito perigoso para quem sofre com a doença.

Auxilia no processo digestivo

A boa digestão dos alimentos ingeridos é fundamental para o bom funcionamento do corpo. O jiló tem propriedades que auxiliam nesse processo tão importante, pois provoca um aumento de sucos digestivos, facilitando desta maneira a digestão.

Ajuda na saúde bucal

Entre tantos benefícios, esse certamente pouca gente conhece. Consumir jiló ajuda a estimular a produção de saliva. Esse processo promove uma ação bactericida, o que é ótima para a higiene da boca, além de manter um hábito saudável.

Controle do colesterol

Ele tem em sua composição flavonoides, que são oxidantes que ajudam a proteger o sangue combatendo a elevação do HDL, o colesterol que é uma gordura ruim. Além disso, é um bom aliado para o tratamento de anemia e diarreia.

Para retirar aquele gosto amargo do jiló, basta cortá-lo em rodelas e deixar de molho por 15 minutos na água com sal. Depois é só refogar normalmente e se deliciar. No entanto, vale frisar que é o sabor amargo que ajuda a estimular a produção de sucos digestivos e a salivação que são essenciais e necessários para a saúde.