CUIDADO! Você tem essas MANCHAS nas unhas? É melhor ir ao médico

PUBLICIDADE

Muitas mulheres adoram pintar as unhas e ir na manicure. Mas será que isso é suficiente para deixá-las saudáveis? Pois é, muitas manchas presentes nas unhas podem indicar problemas de saúde, inclusive doenças graves. Isso é o que garante a  dermatologista Roberta Nakamura, que falou sobre o assunto ao Fantástico. A seguir, mostraremos alguns dos problemas encontrados nas unhas e as doenças que eles podem estar relacionados. 

1 – Sumiço da chamada meia lua da unha

De acordo com a especialista, muitas mulheres acabam perdendo a chamada “meia lua” da unha. Isso indica problemas de hormônios e acomete mulheres na faixa dos 50 anos, após essas passarem pela menopausa. 

2 – Unha muito branca

Isso significa que a irrigação do sangue não está chegando às extremidades. Isso é sintoma, de acordo com a especialista, de problemas hepáticos, como a cirrose. 

3 – Mancha escura

Essas manchas, quando crescem ou se alteram podem ser sintomas de uma doença grave, o câncer de unha. A partir do momento que o indivíduo notar algum tipo de mudança nessas manchas, segundo a especialista, ele deve procurar urgentemente um dermatologista. 

Veja abaixo uma reportagem do Fantástico que fala sobre a necessidade de ficar atento às condições das unhas:

Outras causas das manchinhas brancas nas unhas

As famosas manchinhas brancas nas unhas podem ser a chamada leuconíquia. Esse é um problema que pode afetar as unhas dos pés e das mãos, e pode acontecer devido à falta de vitamina B12 ou minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo, ou devido a pequenos traumatismos causados nas tarefas domésticas ou na manicure.