Quais as causas do inchaço e quando você precisa se preocupar com ele

O edema, em algumas regiões do corpo, pode ser algo comum, porém pode ser indício de problemas graves.

PUBLICIDADE

O inchaço acontece quando há retenção de líquido em alguma região do corpo. Isso ocorre porque pequenos vasos sanguíneos no organismo acabam vazando fluídos. A acumulação desses fluídos nos tecidos faz com que se desenvolva o edema.

Podem provocar retenção de líquido os medicamentos anti-inflamatórios, estrógenos, esteroides, hipertensivos e certos remédios usados no tratamento para diabetes. Contudo, existem outros fatores que também contribuem para o surgimento do edema. Entre eles estão, dietas com alto teor de sal, fatores de risco na gestação, falta de exercícios físicos, ficar muito tempo na mesma posição ou alguma doença subjacente (problemas nos rins, cirrose ou insuficiência cardíaca).

Tem muita gente que ao perceber o inchaço procura usar remédios que removam o líquido em excesso no organismo, os chamados diuréticos. Reduzir o sal da alimentação também é uma boa dica para aliviar o edema. Porém, é ideal ficar atento, pois a inchação pode indicar alguma doença grave. Veja abaixo algumas enfermidades que provocam edema.

Insuficiência cardíaca congestiva

A doença impede que as câmaras inferiores do coração percam a capacidade de realizar o bombeamento do sangue. O resultado do problema é que o sangue retorna para pés, pernas e tornozelos, provocando inchaço.

Cirrose

Como resultado dos danos provocados no fígado, fluidos podem acabar se acumulando no abdômen e pernas. A cirrose é uma doença grave que se não for tratada adequadamente pode levar o indivíduo a morte.

Danos nos rins

Os rins são órgãos de extrema importância ao corpo, pois é o responsável por filtrar as substâncias nocivas ao organismo. A síndrome nefrótica ocorre quando há uma queda nos níveis de proteína no sangue. Isso acaba acarretando em inchaço e acúmulo de líquido.

Problema no sistema linfático

O sistema linfático faz um trabalho de grande importância no organismo, sendo responsável pela eliminação do liquido que está em excesso nos tecidos. Portanto, se ele tiver algum problema a drenagem pode não acontecer corretamente ocasionando desta forma a retenção de líquido nos tecidos, ou seja, o edema.

Deficiência protéica

Se o organismo estiver com deficiência extrema de proteína por um período prolongado pode provocar edema em uma pessoa. O problema pode ser ocasionado por alguma dieta que tenha restrição de proteínas. Por isso, é sempre importante manter uma alimentação equilibrada e saudável.

A causa do inchaço precisa ser tratada, porém vale ressaltar que algumas situações propiciam o edema. Entre eles, podemos citar uma viagem de avião, o calor excessivo ou longos períodos na mesma posição.  No entanto, se o edema for continuo é necessário buscar ajuda de um profissional.