Documentário sobre a vida do Seu Madruga estreia na internet

PUBLICIDADE

O seriado ‘Chaves’ faz sucesso há décadas e mantém gerações de fãs e admiradores por toda a América Latina. Não apenas pela simplicidade e inocência dos roteiros e das histórias, a série também cativa por seus personagens e a identificação do público com eles.

Entre os integrantes icônicos, um que certamente ganha destaque é o Seu Madruga (Don Ramón, no original). Engraçado, caricato, malandro, por vezes ranzinza, mas dono de um coração enorme, o senhor que vivia devendo 14 meses de aluguel ainda é lembrado com muito carinho pelos fãs e admiradores da série.

Agora, o público pode conhecer mais detalhes do responsável pelo sucesso do personagem: o ator Ramón Antonio Estebán Gómez de Valdés y Castillo. Acometido por um câncer no estômago, Ramón Valdés faleceu, aos 64 anos, no dia 9 de agosto de 1988, na Cidade do México. Porém, mais de três décadas após, seu legado se mantém e, agora, detalhes de sua vida pessoal e familiar poderão ser conhecidos.

Estéban Valdés, um dos filhos de Ramón, acaba de lançar um documentário sobre a vida e a obra do pai. Intitulado ‘Con Permisito Dijo Monchito’Com Licencinha, Disse Madruguinha, em tradução livre – o material foi dividido em episódios e está disponível gratuitamente em uma conta no YouTube (criada para essa finalidade, além de divulgar assuntos relacionados ao ator).

De acordo com Estéban, o material surgiu de maneira simples, com entrevistas sem muito compromisso estético ou profissional. Porém, à medida que mais pessoas tomavam conhecimento do projeto, desejavam participar e contar suas experiências – diretas ou não – com Ramón Valdes.

“Este que vocês estão vendo aí não é o Don Ramón da TV, é o meu papai. Me acompanhem”, disse Estéban, ao mostrar um vídeo do pai em um momento de família – caracterizado igualmente como o Seu Madruga do seriado.

Já Miguel Valdés, neto de Ramón, conta como foi ajudar o tio, Estéban, na construção do documentário. “Quando começamos este projeto, não tínhamos ideia do quão grande ele se tornaria. Queríamos fazer um material para que o público tivesse acesso sem ter que pagar um centavo. Em vários canais, em vários horários, em vários países, a memória do meu avô está presente graças aos fãs”, declarou.

O documentário traz depoimentos de amigos, familiares de Ramón – como o irmão, Antonio Valdés, e os outros filhos do ator, Araceli, Carmen e Jorge – e de companheiros de atuação em ‘Chaves’, como os atores Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha), Carlos Vilagrán (Kiko) e Edgar Vivár (Senhor Barriga).