Jair Bolsonaro quer acabar com as aulas para tirar CNH e afirma: ‘Não devia ter exame’

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro deu uma declaração pra lá de polêmica, pois saiu em defesa do fim das aulas teóricas e também das práticas para quem deseja tirar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação. A opinião do presidente foi dada durante a transmissão ao vivo que ele faz todas as semanas pelas redes sociais.

Para o chefe do governo federal, ‘nem devia ter exame para nada’. Segundo Bolsonaro, quando ele aprendeu a dirigir trator tinha apenas 10 anos de idade e foi em uma fazenda em Eldorado Paulista, que fica no interior do estado de São Paulo.

Segundo o presidente, não deveria ter nenhum tipo de exame, a não ser a parte escrita, depois a pessoa já ia logo para a prática e completou: “Não tem que cursar autoescola, ter aula de um monte de coisa que já sabe o que vai acontecer“.

De acordo com a declaração do presidente, uma prova prática e uma escrita já seria o suficiente para que o candidato pudesse tirar sua carteira de habilitação. Vale ressaltar que no mês passado, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito, chegou a publicar uma resolução onde passou a ser opcional para o candidato, usar o simulador para a primeira habilitação, além de reduzir o número de horas-aula que são obrigatórias para quem deseja tirar a CNH.

Recentemente o governo enviou ao Congresso, um projeto de lei com alterações no Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o aumento na pontuação máxima para suspender o cidadão de dirigir, além de transformar em advertência por escrito a multa que é dada para o cidadão que venha a trafegar com criança fora da cadeirinha.

Outra proposta do presidente é de que não haja o exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e também da E, aumentando ainda a validade da Carteira de Motorista.