Sirene é acionada em MG, alertando sobre rompimento de barragem e população fica em pânico

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (26), na cidade de Santa Bárbara, Minas Gerais, a população entrou em pânico quando foi acionada a sirene que avisa sobre o rompimento de uma barragem na região. Pouco depois, a Defesa Civil do estado informou que a sirene foi acionada por engano e garantiu que não há risco de uma tragédia no local.

Santa Bárbara fica a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte e é uma das cidades mineiras onde boa parte da população vive com o medo de que, a qualquer momento, a barragem venha a se romper e cause uma tragédia, como aconteceu em Brumadinho.

De acordo com o Tenente Coronel Flávio Godinho, a empresa Anglo Gold estava no local fazendo um teste e foi quando a sirene da Mina Córrego do Sítio acabou disparando. Segundo o Tenente Coronel, era para ‘ser um teste silencioso’, só mesmo para certificar-se que tudo estava funcionando corretamente, só que acabou ‘sendo em volume alto’.

A Defesa Civil Estadual garantiu que não á riscos em relação à estrutura da barragem e que a população pode ficar tranquila. Os moradores da cidade ficaram tão assustados que chegaram a acionar a Polícia Militar, que logo tratou de conferir o que estava acontecendo e quando viu que era um alarme falso, tratou de tranquilizar a todos.

Vale lembrar que esta é a segunda vez que a empresa aciona a sirene por engano, sendo que a primeira vez foi no dia 25 de maio e naquela ocasião a Anglo Gold disse que também estava realizando manutenção preventiva.

Muitos estão preocupados, pois temem que quando a sirene tocar de verdade para alertar de que houve um rompimento, muitos achem que é só mais um teste e não fujam para os locais seguros.