23 estudantes se matam por serem reprovados, mas correção estava errada

PUBLICIDADE

O período de estudos para o ingresso em uma universidade é demasiadamente estressante. Em todas as partes do mundo existem processos seletivos bem acirrados para que um jovem possa ingressar em uma universidade pública do governo ou mesmo em uma universidade privada através de uma bolsa de estudos.

Processo para ingresso na faculdade na Índia é bem rigoroso

No estado indiano de Telangana aconteceu um episódio muito triste: 23 jovens com idade entre 16 e 18 anos cometeram suicídio. Depois de consultar o resultado de uma prova final onde saberiam se foram aprovados para o ingresso na universidade, esses jovens descobriram que haviam sido reprovados no exame e decidiram dar cabo à própria vida. 

Informações da BBC afirmam que os pais desses jovens irão processar o Conselho Estadual de Educação e a banca examinadora responsável pela correção da prova, isso porque há fortes indícios de que houve falhas na correção do exame

Muitos alunos ficaram inconformados com o resultado e decidiram recorrer a pedir uma nova correção do exame. Com a nova correção, descobriu-se que o exame foi corrigido de maneira errônea e os resultados eram totalmente favoráveis a esses estudantes.

Empresa responsável pela correção não se responsabilizou

A empresa terceirizada disse à BBC que não se sente responsabilizada pelas mortes dos jovens. A mãe de uma estudante, que acabou cometendo suicídio, disse em entrevista que a filha repetiu por várias vezes: “como eu pude falhar? Como eu puder falhar?! Eu deveria ter passado…”. 

O processo seletivo para o ingresso na faculdade na Índia é bem extenso, começa nos dois últimos anos da escola. Os estudantes realizam diversas provas e a nota final diz se eles entraram ou não para a universidade.