Raios matam mais de 20 pessoas durante forte temporal; situação é desesperadora

PUBLICIDADE

Um forte temporal em Patna, na Índia, deixou ao menos 20 pessoas mortas após elas serem atingidas por raios no estado de Bihar, que fica mais ao oeste. A forte chuva caiu nesta última terça-feira (23), deixando os familiares e amigos desesperados com a tragédia.

Vale lembrar que a Índia está enfrentando a temporada de monções e nesta época é comum registrar fortes temporais com grande número de raios. De acordo com a pessoa responsável do governo pela gestão de tragédias como esta, o número de mortes devido às enchentes e raios já passa de cem.

Neste último domingo (21), mais de 30 pessoas morreram por causa dos raios em Uttar Pradesh, elas estavam trabalhando no campo quando foram atingidas pelas descargas elétricas. Uma curiosidade é que esta época de monções que vai de junho a setembro, é de fundamental importância para as boas colheitas na região, o problema é que as pessoas não se protegem adequadamente quando os temporais se formam.

Como se proteger dos raios

A morte de pessoas em decorrência de raios é comum também aqui no Brasil, por isso é preciso ficar atento às dicas de como se proteger nestas horas. A energia do raio chega a 30 mil amperes, ou seja, mais de mil vezes a intensidade do chuveiro elétrico e quando toca o chão chega a se espalhar, atingindo tudo que está por perto.

O ideal é ficar dentro de casa ou de algum abrigo, até que a chuva passe. Quem está dentro do carro deve continuar aí, pois o veículo é isolado por causa dos pneus de borracha. É importante evitar locais planos e abertos durante os temporais.

Outra dica é nunca tentar se proteger debaixo de árvores, pois elas acabam atraindo os raios. Fique longe também dos objetos que conduzem eletricidade, como os postes nas ruas. Quem está na praia deve sair da água imediatamente quando ver que está se aproximando uma chuva, mas não deve ficar na areia, é preciso procurar um local seguro e coberto o quanto antes.