70% do mel comercializado pode ser falso; aprenda 7 dicas para descobrir se é verdadeiro

PUBLICIDADE

O mel é um alimento muito apreciado pela maioria das pessoas, além de ser considerado saudável por ter procedência natural. Ele é rico em vários sais minerais, proteínas e vitaminas que são de grande importância para a saúde. Também possui um grande potencial energético e propriedades medicinais.

O mel também pode ser um ótimo substituto do açúcar, pois é muito mais saudável. Porém, é importante ter cuidado na hora de comprar o alimento, pois infelizmente acaba sendo bastante falsificado, mesmo tendo uma grande fiscalização e uma rigorosa legislação que controle a venda.

No entanto, é estimado que aproximadamente 70% do mel vendido no comércio brasileiro seja falsificado. Para adulterar o produto os falsificadores adicionam de tudo, água de rosa, xarope de açúcar, baunilha, melaço de cana e outros produtos sintéticos, muitos podem provocar grandes prejuízos à saúde.

Veja abaixo 7 dicas que vão lhe ajudar a identificar quando o mel é verdadeiro.

Cristalização do mel

Esse é o teste mais eficiente para saber se o produto é verdadeiro. Diferente do que muita gente pensa, o mel verdadeiro cristaliza após alguns meses. Se isso não ocorrer o produto é falso.

Consistência

O mel falso tem uma consistência mais líquida do que o verdadeiro. Para fazer o teste use um palito. Coloque no mel e deixe escorrer, se for rápido o produto não é de procedência verdadeira.

Teste do palito

Pegue um palito de fósforo e mergulhe no produto. Depois risque na caixinha, caso acenda a probabilidade é que não seja falsificado.

Banho-maria

Pegue uma colher de sopa de mel e adicione três colheres de álcool. Depois aqueça em banho-maria. Assim que estiver quente misture e verifique se ficou uma mancha branca no fundo do recipiente. Caso tenha ficado o mel não é de verdade.

Folha de papel

Pegue uma folha de papel e coloque algumas gotas de mel. Se o papel não absorver o produto é porque não é falso.

Esfregue nos dedos

Pegue um pouco do produto e esfregue nos dedos. Quando o mel é verdadeiro a pele absorve com facilidade.

Mel na água

Adicione um pouco de mel em um copo de água. O produto de verdade forma um coágulo e vai caindo no fundo. Já o falso dissolve com rapidez.