O que fazer quando acordar antes do despertador

PUBLICIDADE

A vida adulta é muito cansativa. Começam a surgir compromissos e obrigações que não podem ser deixadas de lado de nenhuma maneira, assim as pessoas ficam cada vez mais cansadas e ansiosas para que chegue mais uma vez o fim de semana e elas possam dormir até um pouco mais tarde.

A maioria das pessoas precisam acordar bem cedo, e o despertador é um ótimo aliado nisso tudo, graças a ele as pessoas conseguem acordar na hora certa e iniciar mais uma rotina de trabalho ou estudo. Mas, e se você acordar antes do despertador tocar? O que deve fazer?

Levante da cama e comece o dia 

Especialistas aconselham a se levantar rapidamente da cama para começar um novo dia, isso porque o cérebro humano possui mecanismos que controlam o sono. Esses mecanismos determinam que o ciclo do sono se completa quando atinge 90 minutos.

Ou seja, se ao invés de você levantar quando despertar naturalmente e decidir continuar dormindo por mais quinze minutinhos, seu ciclo de sono não ficará completo e você vai ficar desmotivado e sonolento durante todo o dia. Esses quinze minutinhos a mais te darão uma sensação de cansaço e sensação de que não dormiu direito.

Confira como funciona o ciclo do sono

O certo é que se você for dormir as 0h você acorde as 6, 7:30 ou 9 horas, assim você terá tido 4,5 ou 6 ciclos de sono respectivamente. Então se aconselha que o ciclo do sono seja respeitado. Se você acordou um pouco antes, mesmo que seja difícil, os especialistas aconselham a levantar e começar as atividades, pense que pode ser os minutos para tomar um café reforçado.