Bar oferece bebida à vontade para as mulheres de minissaia, mas acaba tendo prejuízo

PUBLICIDADE

Na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, uma choperia decidiu lançar uma promoção, só que acabou sendo multada pelo Ministério Público Estadual. O motivo, é que o convite de uma festa realizada pelo estabelecimento comercial dizia o seguinte: “Mulheres de minissaia ou vestido acima do joelho não pagam até 23h e bebem a noite toda“.

A intenção era lotar o estabelecimento e aumentar as vendas, mas o bar acabou foi tendo um prejuízo, já que foi multado e para muitos o valor foi baixo. A multa estabelecida foi de R$ 720,35 e até o promotor responsável pelo caso discordou, alegando que o valor deveria ser bem mais alto.

Fernando Rodrigues Martins alegou que a penalidade foi estabelecida levando em consideração o faturamento da choperia, sendo apenas de caráter pedagógico.

Para Martins, é preciso acabar de uma vez por todas com essa cultura sexista, machista, que ainda predomina na sociedade e que os estabelecimentos comerciais têm que ser os primeiros a ajudar nestas ‘novas diretrizes dos direitos humanos’.

Para o Ministério Público, a promoção realizada pelo bar e que foi divulgada nas redes sociais, acabou ferindo o Código de Defesa do Consumidor, artigo 37, onde aborda a publicidade abusiva.

Para o promotor, foi uma campanha discriminatória uma vez que a mulher de minissaia se tornaria um objeto sexual e completou: “É coisificar a mulher“. Ainda segundo o promotor, leis como a Maria da Penha foram criadas para garantirem a igualdade de tratamento entre todos e que o bar acabou banalizando a imagem da mulher.