Se isto aparecer nos seus olhos, tenha atenção; o motivo é preocupante

PUBLICIDADE

Muita gente certamente não ouviu falar desse problema, mas talvez já tenha se deparado com alguém que sofra com a xantelasma. A condição é um depósito de gordura na cor amarelada que fica demarcada na pele. Na maior parte das vezes, ele surge em torno das pálpebras.

Se você tem esse problema ou conhece alguma pessoa que sofra com a condição, precisa ficar alerta. O motivo da atenção é que a xantelasma pode ser sinal de uma enfermidade grave que acomete um órgão vital, o coração.

A revelação foi feita por uma pesquisa que foi publicada no British Medical Journal. Segundo o estudo, que é incontestável, não existe nenhuma dúvida sobre a ligação existente entre as doenças cardíacas e o xantelasma. Homens e mulheres podem sofrer com o problema que acaba sendo mais comum depois dos 40 anos.

As pequenas bolsas amareladas são resultado de depósitos de gordura e são um indicativo que há um nível elevado de colesterol em quase 50% dos indivíduos afetados. As placas de gordura crescem suavemente e sem dor, também não afetam a visão. Na maioria das vezes, os pacientes procuram auxílio profissional devido a motivos estéticos, já que acaba comprometendo a aparência.

Isso quer dizer que o principal motivo das pessoas decidirem remover o xantelasma é pela aparência. A maior parte esquece de considerar os riscos de uma doença grave.

O médico que liderou a pesquisa, Tibjaerg Hansen, concluiu que o estudo vai mudar a forma como pacientes e médicos enxergam o problema, que era considerado inofensivo. No caso dos homens com xantelasma os riscos de sofrer um ataque do coração é 12% maior. Esse risco se eleva ainda mais entre as idades de 70 a 79 anos.

No caso das mulheres, o risco é de 8% a maior em comparação com aquelas não sofrem com a condição. De acordo com o estudo, pessoas que sofrem com xantelasma tem maior chance de sofre um ataque cardíaco e mortes por doenças relacionadas ao coração.