Bebê perde a vida por causa de um erro comum logo após mamar

PUBLICIDADE

São vários os cuidados com os bebês recém-nascidos. Para as mamães de primeira viagem tudo é novidade e por isso acabam tendo mais dificuldade em lidar com os pequenos no começo. Exitem vários cursos de maternidade que são oferecidos atualmente, mas nem todas as gestantes costumam fazer.

Na maioria das vezes, as mães têm alguém para ajudar dando dicas, principalmente nos primeiros meses de vida dos pequenos. Um dos cuidados que devem ser observados com os bebês é a hora da amamentação.

Um caso que aconteceu em Sinop, município localizado no interior do Estado de Mato Grosso, serve de alerta para outros pais.

Segundo informações dos bombeiros que prestaram socorro ao bebê, a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória e já estava com a pele azulada quando eles chegaram ao local. O bebê foi encaminhado para o hospital, mas não sobreviveu.

O médico que prestou atendimento disse que a criança engasgou porque não foi colocado para arrotar depois que mamou. “A criança estava soltando leite pelo nariz quando a socorremos, pode ter acontecido um descuido em não colocá-lo para arrotar”, disse Pedro Ribas, sargento do Corpo de Bombeiros, durante uma entrevista ao site G1.

O caso serve de alerta para outros pais não passarem pelo mesmo tipo de situação. Muitos pais ficam em dúvida quando é preciso colocar o bebê para arrotar.

A necessidade de colocar a criança para arrotar ocorre devido a entrada de ar durante a mamada. Se a pega estiver correta, os bebês não engolem ar.

“É preciso estar atenta aos sinais do bebê porque se ele tiver a necessidade de arrotar, a mãe já percebe e o coloca em uma posição mais verticalizada. Um chorinho mais diferente pode ser um sinal de que ele precisa arrotar”, afirmou a consultora em amamentação Nádia Vieira.

As crianças que usam fórmula tem uma tendência maior a engolir ar, por isso na maioria das vezes é preciso colocar para arrotar. Os pais devem ficar alerta caso o bebê fique irritado ou um choro diferente pode ser indício que ele precise ser colocado para arrotar