Globo pode ‘quebrar a cara’ com a Record e corre sérios riscos de perder o Carnaval de 2020

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acostumados com o desfile das escolas de samba, Carnaval após Carnaval, sendo transmitidos pela Rede Globo, podem receber uma grande surpresa já no próximo ano de 2020. Isso porque, segundo informações dos bastidores, uma emissora concorrente estaria de olho para abocanhar os direitos de transmissão da maior festa popular do Brasil.

A Record está monitorando todo o andamento das negociações entre a emissora carioca e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que faz a negociação dos direitos de transmissão. A expectativa dos dirigentes do canal é de que, sem um acordo fechado, possa haver a liberação para um outro canal quebrar a hegemonia da Rede Globo e transmitir o Carnaval de 2020.

Segundo a coluna Fábia Oliveira, do portal O Dia, essa possibilidade não é tão remota. A Rede Globo estaria perdendo o interesse em incluir a cobertura do Carnaval em sua grade de programação. Alguns fatores acentuam esta situação.

Inicialmente, o número de profissionais que são escalados para as transmissões dos desfiles das escolas de samba estão sendo reduzidos ano após ano, dando a entender uma atenção menos especial para a cobertura. Além disso, as próprias vinhetas de divulgação entre os intervalos do canal estão sofrendo cortes de gastos, na tentativa de fazer produções mais baratas.

O poder público já manifestou também o interesse em incluir propaganda ao longo do sambódromo, em prática semelhante ao que acontece no estádio do Maracanã, na tentativa de aumentar o retorno financeiro para o município.