‘Nossa Senhora das Travestis’: polêmica em BH envolve até o prefeito e divide opiniões

PUBLICIDADE

A Virada Cultura de BH este ano está dando o que falar. O prefeito Alexandre Kali, do PSD, decidiu cancelar a performance ‘Coroação de Nossa Senhora das Travestis’, só que um membro do grupo garantiu que a apresentação acontecerá.

Segundo o prefeito, ele tomou esta decisão para atender a pedidos de grupos católicos que consideram o espetáculo uma grande blasfêmia. Os integrantes da Academia TransLiterária querem apresentar o espetáculo e a polêmica tomou conta da cidade.

Idylla Silmarovi, do TransLiterária, fez uma postagem no Facebook dizendo que estão sendo atacados de forma ‘agressiva e desrespeitosa pela tradicional direita cristã’ e alegou que o poder público está sendo pressionado para o cancelamento do espetáculo e completou. 

“Vamos superar mais uma vez a intolerância e a falta de amor desse mundo. Vamos Coroar a Nossa Senhora das Travestis e celebrar a nossa existência com muita alegria”, disse.

A Academia Translitéria teve a honra de ser convidade a apresentar nesse ano na Virada CUltural de BH. Estamos…

Posted by Idylla Silmarovi on Friday, July 19, 2019

De fato a comunidade católica fez a solicitação ao prefeito de Belo Horizonte e Alexandre Kalil atendeu nesta sexta-feira (19).  O pedido para que o espetáculo não seja realizado neste sábado, na 5ª Virada Cultural de BH, sendo que esta será a primeira vez do evento na gestão Kalil. Este espetáculo é uma criação da Academia Transliterária e tem sido duramente criticada pelos religiosos.

Uma petição na internet chegou a recolher mais de 20 mil assinaturas pedindo que o ato seja cancelado. O texto, publicado na petição, diz que este espetáculo é uma ‘afronta grave e direta contra o sentimento religioso dos cristãos, majoritários no Brasil e em Belo Horizonte’. Também foi dito que tal atitude estaria constituindo crime previsto no art. 208 do Código Penal, por vilipendiar publicamente um objeto de culto religioso.