Greve dos caminhoneiros: nova paralisação promete parar o Brasil

PUBLICIDADE

Nesta última quinta-feira (18), A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou a nova resolução a respeito da política de pisos mínimos do frete rodoviário. Foi considerada condizente com os valores de mercado por exportadores, mas nem todo mundo ficou satisfeito com o resultado, pois os representantes dos caminhoneiros já criticaram as mudanças e prometem uma nova paralisação em todo Brasil.

Esta nova resolução estabelece não só as regras gerais para o setor, como também em relação aos quilômetros rodados quando o serviço é prestado. A Esalq-Log realizou um estudo técnico e também fez um processo de consulta pública para deixar tudo dentro dos conformes e as novas regras já entrarão em vigor a partir deste sábado, dia 20.

De acordo com a ANTT, a preparação desta resolução contou com a participação de empresas e cooperativas de transporte, além de transportadores autônomos, além de contratantes de fretes, embarcadores, entre outros agentes da sociedade. O órgão informou ainda que mais de 350 informações foram recebidas, além das 500 contribuições específicas, que foram analisadas uma a uma.

Wanderlei Alves, conhecido popularmente como Dedeco, um dos principais representantes da classe dos caminhoneiros, já se mostrou descontente com esta nova resolução e um vídeo que vem circulando nas redes sociais mostra que ele ficou frustrado com esta tabela.

Tivemos várias reuniões depois, houve as audiências, mas infelizmente pisaram na nossa cabeça. Se houver uma paralisação, se for essa a decisão da categoria, contem comigo“, disse Dedeco.