PM transmite ao vivo operação em favela: ‘Vamos encerrar, ambiente hostil’; confira

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (17), uma ação inusitada marcou um fato que costuma ser comum na cidade do Rio de Janeiro. Um policial resolveu fazer uma transmissão ao vivo, via Facebook, durante uma operação da Polícia Militar, no Complexo de São Carlos, região central carioca.

O vídeo teve duração de aproximadamente 9 minutos, tendo iniciado dentro do blindado, local em que o capitão Maicon Pereira, integrante do setor de comunicação da PM, filmou os membros do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) envolvidos na atividade. A partir de determinado momento, todos saíram do veículo e rapidamente dirigiram-se a uma região com muros, procurando maior proteção. 

Ao longo da filmagem, Maicon adotou uma postura semelhante à de um repórter, segurando um microfone ao entrevistar dois colegas de profissão. Na entrevista, os policiais abordaram a temática do planejamento da atividade realizada no Complexo, bem como os modos de ingresso para um civil integrar-se ao Batalhão de Choque.

Além disso, durante a transmissão, o capitão responsável pelo vídeo, ressalta a periculosidade da atividade que estava sendo filmada, afirmando que estavam em um ambiente hostil. Desse modo, merece destaque a fala de Maicon, proferida ao final da filmagem: “[…] Vamos encerrar, o ambiente aqui é hostil”.

O vídeo, que foi divulgado na página do Facebook da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, viralizou, atingindo mais de 15 mil visualizações. Porém, a transmissão foi retirada do ar, por motivo desconhecido. Até o momento, um suspeito foi preso com uma pistola, dois carregadores e um rádio transmissor, tendo sido, o preso e os objetos encontrados, encaminhados para a 6° Delegacia de Polícia, localizada no bairro Cidade Nova.