Saiba o que pode acontecer com o corpo de quem toma mais de 3 xícaras de café por dia

PUBLICIDADE

Tomar um cafezinho é algo tão comum na vida dos brasileiros que muitos nem sabem quantas vezes por dia fazem isso.  Mas esta é uma prática que precisa ser revista, pois quem exagera no consumo da bebida pode ter sérios problemas de saúde.

A Universidade de São Paulo realizou uma pesquisa com mais de 500 pessoas na capital e descobriu que tomar mais de 3 xícaras de café, aquelas de 50 ml, por dia, aumenta em até quatro vezes a chance de ter pressão alta.

Quem toma até 3 xícaras por dia consegue garantir vários benefícios e até mesmo ajuda o organismo a prevenir doenças cardiovasculares, mas esse limite nunca deve ser ultrapassado.

A nutricionista Andreia Machado Miranda é uma das principais autoras desta pesquisa. Segundo ela, o hábito de tomar muito café acaba prejudicando a saúde da pessoa, ainda mais daquelas que já têm predisposição genética. Entretanto, mesmo quem tem boa saúde não deve abusar do consumo de café.

Neste estudo realizado pela USP os pesquisadores usaram como base o Inquérito de Saúde do Município de São Paulo, que teve a participação de 3 mil pessoas. Este é um estudo que traz muitas informações sobre estilo de vida, coleta de sangue e também DNA, além de outros dados. Ficou definido que a pressão arterial normal tem valores abaixo de 140 por 90 milímetros de mercúrio e que acima disso, a pressão já é considerada alta.

Depois foram analisados os dados dos participantes que consumiram menos de uma xícara de café, aqueles que consumiram de uma a três xícaras e os que ingeriram mais de três xícaras de café.

Ficou claro para os pesquisadores que o ideal é três xícaras de 50 mil de café por dia. Tomar uma quantidade de café acima desta média, pode levar a pessoa a ter pressão alta. A dica então é tomar café sem abusar, para garantir uma boa saúde.