Eclipse da Lua poderá ser observado em qualquer lugar do Brasil nesta terça-feira; confira

PUBLICIDADE

Na noite desta terça-feira (16), poderá ser observado no céu o fenômeno do eclipse lunar parcial. Esse fenômeno astronômico, se dá quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra. Poderá ser observado, dessa vez, em qualquer lugar do território brasileiro.

O fenômeno desta terça-feira, também poderá ser deslumbrado nos continentes da Ásia, Europa, Oceania e América do Sul. No Brasil, esse ano, aconteceu apenas um eclipse lunar total, que ocorreu no dia 21 de janeiro. E acontecerá somente um parcial, que será o desta terça. 

O eclipse lunar virá no dia do aniversário em que o homem pisou na lua, a exatos 50 anos atrás. O evento deve começar por volta das 15h43, atingindo o seu auge às 18h30. Se encerrando por volta de 21h17. A Lua, será coberta, em aproximadamente 65% pela sombra da Terra,

Mesmo que comece a tarde, o fenômeno só poderá ser deslumbrado após a lua “nascer”. Em Florianópolis e São Paulo, a lua aparecerá por volta das 17h31;  Porto Alegre, 17:36; Brasília, 17:51 e na capital mineira, 17:27.

Vale ressaltar, que para a visualização desse evento astronômico não é necessário a utilização de proteções visuais, ao contrário de quando se trata de um eclipse solar.  

Desde o dia 1º de janeiro de 2001,  ocorreram 85 eclipses totais da Lua. Em um lugar específico, a média de visualização do fenômeno cai para 40 a 45. 

Esse evento será o último eclipse lunar do ano. O próximo eclipse solar, acontecerá ainda esse ano, no dia 26 de dezembro. Ano que vem, acontecerá quatro eclipses lunares durante o ano e apenas dois eclipses solares.