O motivo pelo qual as Testemunhas de Jeová recusam transfusão de sangue vai te surpreender

PUBLICIDADE

Como é do conhecimento de muitos, as Testemunhas de Jeová acreditam em algumas vertentes que podem parecer bastante conflitantes, principalmente em emergências. Elas não aceitam receber transfusão de sangue de nenhum tipo e usam alguns textos na bíblia para embasar suas teorias. Além de não aceitarem a transfusão, também não aceitam a doação e armazenagem do próprio sangue para que uma transfusão aconteça.

Em que se baseia a doutrina?

Essa doutrina das Testemunhas de Jeová, proíbe que o sangue, os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos, as plaquetas e o plasma sejam transplantados em seus corpos, para elas não têm como negociar esse princípio. Eles usam os textos de Gênesis 9:4, Levítico 17:14 e Atos 15:20 para embasar sua doutrina.

Na concepção das Testemunhas de Jeová, a vida é um regalo que Deus dá para os seres humanos e é abominável que se tente sustentar a vida se para isso se tenha que tomar sangue, até mesmo em uma situação de acidente onde o risco de morte é iminente se não houver a transfusão. 

Desde a introdução dessa doutrina, que aconteceu em 1945, ela sofreu algumas alterações. Por exemplo, se um membro da associação receber uma transfusão voluntária de sangue e diante desse fato não for considerado arrependido eles são desassociados do grupo, sem nenhum aviso prévio. Os outros membros da organização passam a evitá-lo.

Uso de cirurgias sem sangue

Com o avançar da medicina, muitas coisas foram sendo modificadas com o passar dos anos, surgiu a possibilidade de fazer uma cirurgia de alto risco sem que haja o uso de sangue. São as famosas cirurgias sem sangue. Esse serviço foi implantado pela Torre de Vigia e fornece às pessoas informações, educação e facilitação no uso de cirurgias sem sangue.